0
Não existem produtos no carrinho

Leia com atenção as nossas recomendações. Estamos certos de que conseguirá aves mais robustas e saudáveis, com maior índice de reprodução, objetivo a atingir pelos verdadeiros Ornitófilos.

Em virtude das diversas espécies vulgarmente mantidas em cativeiro terem hábitos alimentares e características diferentes, daremos em primeiro lugar informações muito genéricas sobre a aquisição, ambiente, maneio e nutrição.

Posteriormente, indicaremos em pormenor um equilibrado Programa-base anual de manutenção para Canaricultura,  Psitacídeos e Exóticos, e meios de diagnóstico / tratamento mais comuns nas aves de companhia em geral.

Ao adquirir uma ave, quer numa petshop ou a um criador, verifique previamente o seu estado de higiene, saúde e comportamento. Uma ave saudável tem de se apresentar alegre e altiva, com plumagem completa, limpa e brilhante. Não deve ter um aspeto letárgico, embolado, olhos sonolentos, nem plumagem deteriorada, baça ou suja.

Nunca introduza uma ave recém-adquirida imediatamente junto a outras que possua, sem lhe fazer previamente uma «quarentena», ou seja, mantê-la isolada durante alguns dias (uma semana, no mínimo), administrando-lhe um antistress (5 a 6 dias), e posteriormente, um polivitamínico ( 2 a 3 vezes por semana).

Entretanto e como prevenção contra ácaros ou piolhos, pulverize moderadamente a ave com um produto anti parasitas externos, repetindo após 10 a 15 dias.

Não faça uma alteração brusca à alimentação a que a ave está habituada.

Proporcione uma gaiola ou viveiro amplos, para que a ave possa executar pequenos voos. Apenas dois poleiros servem perfeitamente no caso de aves como canários, exóticos, indígenas, etc. Os poleiros devem ser em madeira, de preferência de pinho ou de árvore de fruto, e não em plástico ou em material abrasivo.

Não coloque os bebedouros diretamente debaixo dos poleiros.

Ao contrário do que muita gente pensa, uma ave de boa saúde poderá suportar temperaturas bastante baixas. Devemos, no entanto, evitar correntes de ar e mudanças bruscas de ambiente.

A grande maioria das aves em cativeiro suporta uma ampla variação dos níveis de humidade, se bem que algumas espécies provenientes de países tropicais ou subtropicais prefiram um ambiente mais húmido. Aconselhamos que proporcione a essas aves bastante água ou periodicamente, quando do tempo seco, as pulverize com água.

A luz solar é de extrema importância para a saúde dos seres vivos. Sempre que possível, deixe as suas aves apanhar sol, tendo o cuidado em proporcionar-lhes um pouco de sombra como resguardo.

Note-se que quando falamos em sol, se trata de luz direta e não filtrada através de um vidro ou janela, pois estes não permitem a passagem de raios ultravioletas.

Como alternativa, pode utilizar luz fluorescente especial que simula totalmente o espectro da luz solar. Reforce a administração de vitamina D3.

Em ambiente fechado nunca devemos manter o período de luz diária por mais de 16 horas, nem acender e apagar a luz quando as aves estão a dormir, pois poderão entrar em stress ou até abandonar os ninhos quando em período de incubação e/ou criação.

A limpeza diária dos comedouros, bebedouros e dos fundos das gaiolas evitam problemas associados à conspurcação dos alimentos e alerta o criador para eventuais sinais de doença.

Uma limpeza geral, semanal ou quinzenal, que incluirá lavagem e desinfeção de instalações, poleiros, utensílios, etc. utilizando ou para uma limpeza ideal.

A grande maioria das doenças que afetam as aves é de origem alimentar.

O conhecimento do tipo de alimentação adequado a cada ave é de extrema importância. A administração de sementes conspurcadas ou de má qualidade, excesso de sementes oleaginosas (níger 33% de gordura, cânhamo 32%, girassol 47%, nabo 40%, linhaça 40%, amendoim 47%) provocam doenças graves e de difícil tratamento.

Procure, portanto, administrar uma maior percentagem de grãos com menos teor de gordura e mais elevado em proteínas: alpista, painço, milho, aveia, leguminosas, etc.

Note que as referidas sementes gordas são as mais apetecíveis, pelo que devemos racioná-las criteriosamente.

UMA AVE GORDA NÃO É NECESSARIAMENTE UMA AVE SAUDÁVEL.

Por outro lado, a grande maioria das sementes secas são naturalmente deficientes em vitaminas e outros micronutrientes essenciais.

A PAPA D´OVO, LDA dispõe de uma gama completa de alimentos e suplementos alimentares (Granulados, Papas, etc.), capazes de suprir eficazmente essas carências.

Indicaremos em breve os mais utilizáveis em cada situação.

A PAPA D´OVO, LDA , como empresa especializada em Ornitocultura, com comprovada experiência e dedicação no sector, ao longo de quatro décadas tem profundo conhecimento desta atividade, tanto a nível nacional como internacional, o que  permitiu que a se tornasse líder no mercado em produtos específicos para aves de companhia. Com tal suporte, a PAPA D´OVO, LDA considerou-se obrigada face a constantes e legítimas solicitações que lhe têm sido dirigidas nesse sentido a elaborar e divulgar o presente conjunto de informações sintéticas.

( Fonte : AVIZOON )

Pin It on Pinterest

0
No products in the cart